Modalidades de financiamento ajudam captar recursos para obras

Para destacar a importância do mercado imobiliário no país, o sócio diretor da Consulting, André Torres, empresa de consultoria para captação de recursos principalmente para o segmento disse durante entrevista ao Radar Imobiliário, no sábado (28), na rádio Metrópole, que é o único setor que possui indústria, comércio e serviço, além de finanças sofisticadas.

É um mercado amplo que dá impacto na economia, pois também capta recursos externos de vendas com comprador e investidor internacional. Ele explica que a partir de 2000, as transações foram modernizadas principalmente com o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e outras fontes de recursos nacionais e internacionais, o que ajudaram alavancar o setor e proporcionaram novas opções oferecidas pelos bancos, o que atraíram mais pessoas.

Mesmo após o período delicado, 2019 apontou a retomada e 2020 começou muito forte, disse Torres. Mesmo com a situação momentânea do vírus, o executivo disse que todos estão trabalhando internamente e a previsão otimista é que dentro de 30 tudo estará encaixado, mas o certo é no prazo de 60 dias, o andamento, mas que os processos não estão parados, inclusive com clientes em etapas avançadas.

Em relação as formas de captação para financiar as obras dos empreendimentos e operacionalizar os serviços, tem o recurso tradicional para a conclusão da obras, o da produção que constitui desde o início e a securitização de recebíveis que é fazer a aquisição dos valores das vendas e antecipar o recurso. Um avanço nessa modalidade é assinar o compromisso antes mesmo do início das vendas das unidades com regras definidas e na medida que o capital entra, o recurso é adiantado.

Torres ressalta que a demanda está ativa, apenas deu uma pausa devido a pandemia, mas que irá voltar. O mercado imobiliário possui empreendimentos novos, modernos, com alvarás expedidos e o melhor com valores acessíveis e taxa de juros nunca vista na história abaixo de 4% (Selic atual está em 3,75%).

Atualmente cada caso é analisado, tudo é flexível e todos do mercado sempre lutou para que as operações fossem mais maleáveis, seja por empreendimento ou por etapa e a nova legislação ajudou nesse sentido.

No momento atual, André Torres destacou o funcionamento online e que os negócios acontecem mesmo a distância. “2020 é um grande momento para o comprador de imóvel e esse período vai continuar ou até melhorar após essa crise, o bem é um investimento importante que dá segurança para família”, concluiu.

Fonte: Radar Imobiliário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *